Campinas, Quinta-feira, 16 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TECNOLOGIA
Unicamp dá início hoje ao funcionamento da ReMet-Campinas
Internet 2 chega a Campinas

free-lance para a Folha Campinas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) inaugura hoje a ReMet-Campinas (Rede Metropolitana de Alta Velocidade de Campinas). O lançamento da rede, que será feito pelo reitor da Unicamp, Hermano Tavares, marca a chegada da Internet 2 ao Estado de São Paulo.
A ReMet dá mais agilidade à comunicação via Internet e TV a cabo. Entre as aplicações da rede destacam-se serviços de telemedicina e teleducação.
A inauguração da ReMet-Campinas acontece junto dos lançamentos da Rede Metropolitana de Alta Velocidade de São Paulo e da Rede Acadêmica de Alta Velocidade Advanced ANSP.
A demonstração do funcionamento será na manhã de hoje, no auditório do centro de computação da Unicamp, em Campinas.
A implantação da ReMet-Campinas é um processo que começou em junho deste ano. A coordenação do projeto é do professor Clésio Tozzi, também coordenador-geral de informática da universidade.

Programa
O programa para a implantação das Rmavs (Redes Metropolitanas de Alta Velocidade) no Brasil foi iniciado em 97 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Rede Nacional de Pesquisas.
Para a implantação das Rmavs, foram levados em conta a infra-estrutura metropolitana, a capacitação técnica e potencialidade de aplicação de 14 projetos.
Em Campinas, o projeto para a implantação da Rede Metropolitana de Alta Velocidade conta com a participação da Unicamp, por meio de seu centro de computação e do NIB (Núcleo de Informática Biomédica), além do A-Hand, Laboratório do Instituto de Computação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da Prefeitura de Campinas e da Net-Campinas.
A segunda fase do projeto prevê o desenvolvimento de novos aplicativos para redes Internet 2 e deve estar concluída em 18 meses.


Texto Anterior: Endereços e horários
Próximo Texto: Diferença da rede está na velocidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.