Campinas, Sexta-feira, 17 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Construída no século passado e desativada, estação férrea de Araras abriga pela 1ª vez uma montagem teatral
Peça "Vereda" revive estação de trem

SÉRGIO CASTELLANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A antiga estação central de trem de Araras (74 km de Campinas), construída no final do século passado e desativada há mais de 20 anos, ganha vida novamente a partir de hoje, quando estréia no local a peça "Vereda da Salvação", montagem que marca os dez anos de atividades do Centro de Pesquisa Teatral Claque.
Comprada pela atual administração municipal da Rede Ferroviária Federal S.A., em maio passado, por R$ 128 mil, a estação encontra-se abandonada, com suas estruturas originais em ruínas.
Duas semanas antes das eleições municipais, o prefeito Warley Colombini (PSDB), candidato derrotado à reeleição, apresentou um projeto arquitetônico de transformação da antiga estação em um centro de cultura e lazer.
Mas o prefeito eleito Luiz Carlos Meneghetti (PPS) já adiantou que a reforma do imóvel não será prioridade em seu governo.
Mesmo deteriorada, a estação servirá de palco para a montagem do texto escrito pelo dramaturgo paulista Jorge Andrade (1922-1984) há 36 anos.
A história, baseada em fatos verídicos ocorridos no interior de Minas Gerais no final da década de 50, retrata o declínio e a destruição de um grupo de fanáticos religiosos que sofria a opressão de grandes latifundiários.
"O espetáculo não é apenas um romance sertanejo ou regional. É também um veículo crítico a um modelo alienado do exercer a Justiça a todos", disse o diretor Marcelo Mussa Daniel.
Para montar "Vereda da Salvação" na antiga estação de trem, Daniel preparou um cenário prático, aproveitando-se das ruínas do local.
Uma lona preta de fundo, montes de terra e cerca de dez lampiões complementam o cenário.
Uma arquibancada para 200 pessoas será instalada na estação.
Daniel e outros artistas ararenses pretendem manter projetos culturais no local, após o encerramento da minitemporada de "Vereda da Salvação", que será apresentada até o próximo dia 25.

Peça: Vereda da Salvação
Quando: dias 17, 18, 24 e 25 de novembro, às 21h
Onde: antiga estação central de trem de Araras, na avenida Limeira, s/n.º
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: "Caixa 2" estréia hoje em Jundiaí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.