Campinas, Quinta, 18 de fevereiro de 1999

Próximo Texto | Índice

FERIADO
Levantamento da Polícia Civil, feito em estradas e vias urbanas, mostra que violência aumentou neste ano
Acidentes graves crescem 32,46% na região

free-lance para a Folha Campinas

O número de acidentes com vítimas em estradas e vias urbanas da região de Campinas aumentou 32,46% durante o Carnaval deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
A informação é apontada no levantamento da Delegacia Regional da Polícia Civil de Campinas, divulgado ontem.
Em 98, foram registrados na região 77 acidentes com vítima. Neste ano, as ocorrências saltaram para 102. Os dados somam acidentes ocorridos em estradas e áreas urbanas de 30 cidades da região.
O corregedor da Polícia Civil, Paulo Alves Francisco, considera o aumento fruto da negligência e imprudência de motoristas. "Não estão levando em conta o Código de Trânsito Brasileiro", afirmou.
Acidentes de trânsito com vítimas fatais, entretanto, caíram de 35, em 98, para 31 neste ano. A queda representa 11,42%.

Crimes
Dez pessoas morreram assassinadas entre 7h de sexta-feira, dia 12, e 7h de ontem na região de Campinas; duas a mais do que em 98, de acordo com os dados da polícia.
Francisco diz que estes aumentos não estão fora do previsto pela Polícia Civil, uma vez que a população da cidade cresce de um ano para outro. "A violência não explodiu neste Carnaval. A região esteve tranquila", disse.
Ele acredita que a ausência do Carnaval de rua em Campinas tenha tornado menos violentos os últimos cinco dias na cidade. "É bem possível que mais pessoas tenham saído daqui, ao contrário dos outros anos, quando a cidade recebeu muitos visitantes de fora", afirmou o corregedor.
O número de furtos aumentou este ano em 31,02%, revelam as estatísticas. Em 98, 274 furtos foram registrados e, neste ano, 359.
Os roubos aumentaram em 7,2% neste carnaval. Passaram de 180, em 98, para 193 em 99.
O índice de furtos e roubos de veículos cresceu 5,3% em relação ao mesmo período em 98. Neste ano, 218 ocorrências foram registradas. Em 98, foram 207.
Flagrantes por porte ilegal de armas diminuíram em 72,85% neste ano em relação ao Carnaval de 98. Nos últimos cinco dias, 19 ocorrências foram registradas contra 70 no mesmo período de 98.
O corregedor comemora a diminuição e acredita que o número de homicídios deve diminuir.
"Esse é um sinal expressivo de que a população está se desarmando conscientemente", afirmou o corregedor.

Tráfico
Os números de crimes por tráfico de entorpecentes mantiveram-se iguais nos dois anos. Vinte e três ocorrências foram registradas em toda a região, tanto em 98 como em 99.
Neste ano dois latrocínios foram registrados na região, sendo que no ano passado não houve nenhuma ocorrência.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.