Campinas, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2000
Doutor Hélio, Toninho, Mingone, Petterson, Jacó e Rossini usam espaço para candidato a vereador na TV
Prefeituráveis usam espaço de vereador

DA FOLHA CAMPINAS

Os candidatos a prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos (PDT), o Doutor Hélio, Antônio da Costa Santos (PT), o Toninho, Roberto Mingone (PFL), Petterson Prado (PPS), Jacó Bittar (PSB) e Luiz Carlos Rossini (PMDB) utilizaram ontem o tempo destinado aos candidatos a vereador na propaganda eleitoral na TV.
No primeiro programa dos candidatos a vereador, exibido na última terça-feira, candidatos majoritários já haviam usado o espaço destinado a eles na TV.
A lei eleitoral proíbe que partidos e coligações incluam no horário destinado aos candidatos proporcionais propaganda das candidaturas majoritárias ou vice-versa.
O pedetista Doutor Hélio apareceu ontem pedindo votos para a sua própria candidatura.
Segundo a assessoria do candidato, sua aparição aconteceu para pedir votos para os vereadores do partido e, por isso, não é ilegal.
Segundo a coordenação de campanha do pedetista, a imagem do Doutor Hélio no horário dos candidatos a vereador foi exibida apenas no primeiro programa.
No entanto a imagem do candidato do PDT foi exibida ontem novamente. Para a assessoria, pode ter ocorrido troca de fitas dos candidatos para o programa na televisão.
O candidato do PMDB, Rossini, manteve ontem a inserção de seu nome no programa.
Ele colocou entre as falas dos vereadores de sua coligação uma vinheta com seu nome e número.

Vinhetas
Os candidatos do PPS, Petterson Prado, e do PSB, Jacó Bittar, também usaram as vinhetas. Seus nomes e números apareceram entre a fala dos candidatos a vereador em Campinas.
Segundo a assessoria dos candidatos, eles não entendem como ilegal a veiculação.
A assessoria de Rossini informou que entende que a lei proíbe apenas a veiculação da imagem do candidato em discurso.
No entanto ambos os candidatos afirmaram que, se a Justiça considerar ilegal a aparição, as inserções serão suspensas.
O candidato do PFL, Roberto Mingone, colocou a imagem dele um outdoor no programa.
Segundo a coordenação de campanha de Mingone, o entendimento é que as inserções são legais. Segundo o candidato, ainda não foi feita notificação pela Justiça Eleitoral de que o ato é ilegal.
O candidato do PT, Toninho, mostrou a imagem de um ônibus do partido com seu nome e número. Segundo ele, não há problema legal na exibição dessas imagens.
Anteontem, o PSDB protocolou na Justiça Eleitoral seis representações contra os candidatos a prefeito que usaram o tempo destinado aos candidatos a vereador. A Justiça Eleitoral ainda não emitiu parecer sobre o assunto.


Próximo Texto: Candidatos verificam foto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.