Campinas, Quarta, 19 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO
Área foi alterada pela prefeitura
Condepacc decide tombamento de praça

free-lance para a Folha Campinas

O Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) vota amanhã, às 10h, o tombamento das praças Antonio Pompeo e Bento Quirino, no marco zero de Campinas.
Segundo o secretário da Cultura, João Plutarco Rodrigues Lima, uma comissão de conselheiros vai propor ao Condepacc a aprovação de um plano de reforma da área, que envolve a Basílica do Carmo, o monumento-túmulo de Carlos Gomes e as estátuas de Bento Quirino e César Bierrembach.
A lei do patrimônio histórico de Campinas já protege as praças, por serem área envoltórias do Jóquei Clube Campineiro, que está tombado pelo Condepacc desde 1994. Mesmo assim, as praças já foram alteradas, com base em um projeto da própria Secretaria.
Segundo a lei, a área envoltória compreende um raio de 300 metros do patrimônio tombado. O prédio do Jóquei fica ao lado da praça Antonio Pompeo.
As praças foram desfiguradas há 19 dias, com base em plano da prefeitura para transformar o local num "calçadão do chope".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.