Campinas, Segunda-feira, 26 de Junho de 2000


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ESTRADAS
Medida visa conter o uso de rotas de fuga; praças terão tarifa de R$ 4,20, mas moradores da cidade estão isentos
Estado autoriza 2 pedágios em Sumaré

Valéria Abras/Folha Imagem
Caminhão desvia da cobrança do pedágio da Anhanguera atravessando Sumaré e Nova Odessa


LUCIANO CALAFIORI
DA FOLHA CAMPINAS

A Secretaria de Estado dos Transportes autorizou na semana passada a construção de dois pedágios municipais em Sumaré (28 km de Campinas) para coibir a fuga de veículos da rodovia Anhanguera. Motoristas costumam desviar da praça de cobrança do quilômetro 118, em Nova Odessa.
As cabines de cobrança devem ser construídas nos trevos de acesso a Paulínia e Sumaré, que ficam nos quilômetros 110 e 116. São duas entradas de rotas de fuga conhecidas por motoristas.
A tarifa será a mesma cobrada na rodovia, R$ 4,20. Motoristas com veículos emplacados em Sumaré e Nova Odessa não pagarão o pedágio. Ainda não há definição sobre o início da operação dos pedágios.
A AutoBAn, empresa que administra as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, não soube informar ontem o número diário de fuga de veículos do pedágio. Levantamento anterior da empresa apontava o desvio de até 3.500 carros da cobrança todos os dias.
A Comissão de Concessões da Secretaria dos Transportes já comunicou aos prefeitos de Nova Odessa, José Mário Moraes (PMDB), e Sumaré, Dirceu Dalben (PPS), sobre a liberação dos pedágios municipais.
Dalben informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que liberará as construções na cidade se forem entregues obras de marginais pela empresa.
As negociações sobre as cabines de cobrança acontecem desde 98 entre as prefeituras da região, Estado e AutoBAn. É a mesma época em que foi implantado o pedágio no trecho da Anhanguera.
Desde o início do ano passado, Sumaré e Nova Odessa tomaram medidas contra as rotas de fugas. Implantaram radares fotográficos e proibiram tráfego de caminhões sem carga e descarga comprovadas na cidade.
O Estado chegou a anunciar a realização de blitze nos pontos de fuga. Balanças móveis de pesagem seriam colocadas para coibir o desvio da cobrança de tarifa.
O prefeito de Nova Odessa disse que diariamente 500 caminhões e 1.200 carros de passeio atravessam a cidade fugindo do pedágio. A nova frota de veículos que invadiu a cidade deteriorou o pavimento das ruas, segundo o prefeito. ""Demos uma recuperada, mas não ficou muito bom. Vamos até pedir uma ajuda à AutoBAn para finalizar essas obras", afirmou Moraes.
As cabines municipais de pedágio vão ser construídas pela AutoBAn. A verba arrecadada também será revertida para a empresa.

Limeira
O pedágio municipal em Sumaré não será o primeiro a ser construído na região. Limeira (56 km de Campinas) implantou um em março de 98 na via que liga a cidade a Cosmópolis. Os resultados desse pedágio foram benéficos no mesmo ano de sua implantação. O número de caminhões pesados na rodovia caiu de 4.029 para 660 por mês em Limeira.


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