Campinas, Terça-feira, 29 de Agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Albert Sabin e Centro de Saúde da Vila Ypê negam
Pai culpa hospital e posto de saúde de Campinas por morte de bebê

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O garçom José Gabriel Galdino, 35, registrou anteontem, no 5º Distrito Policial, em Campinas, um boletim de ocorrência acusando o hospital Albert Sabin e o Centro de Saúde da Vila Ypê de negligência médica.
Segundo Galdino, seu filho de 15 dias morreu no último sábado na UTI (Unidade de Terapia Intensivo) da Maternidade de Campinas. O motivo teria sido falta de oxigenação na hora do parto, de acordo com ele.
Galdino disse que, no último dia 10, sua mulher, Gilmara Aparecida Julio, caiu e bateu a barriga no chão. Ele disse que Gilmara foi atendida no hospital Albert Sabin e no Centro de Saúde da Vila Ypê.
Ela teria sido aconselhada por médicos a aguardar o trabalho de parto. Gilmara entrou em trabalho de parto quatro dias depois em sua própria casa.
Para Galdino, era necessária a realização de uma cesariana.
Segundo Haydee Lima, coordenadora do Centro de Saúde da Vila Ypê, Gilmara estava com 39 semanas e quatro dias de gestação, quando passou pela última vez no centro.
Ela realizou todo o acompanhamento da gravidez no local.
"O tempo mínimo para realizar uma cesariana, numa gestação normal, são 40 semanas", disse a coordenadora.
Haydee informou que Gilmara é mãe de quatro filhos, e não apresentava nenhum problema que obrigasse uma cesariana naquele momento.
O Hospital Albert Sabin informou, por meio da assessoria de imprensa, que está analisando o prontuário da paciente e hoje terá um parecer sobre o atendimento.
A direção da Maternidade de Campinas foi procurada pela Folha, mas não comentou o caso.
A polícia vai abrir inquérito para investigar a morte do bebê.


Texto Anterior: Moradores têm problemas para voltar para casa
Próximo Texto: Clima: Chuva de 16 horas não é suficiente para suspender o racionamento na região
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.