Campinas, Sexta-feira, 30 de Março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO
Empresa informou que nova área contaminada não fica próxima às residências do Recanto dos Pássaros e nega omissão
Shell se diz "perplexa" com as acusações

Valéria Abras/Folha Imagem
Moradores do Recanto dos Pássaros, ao lado de placa que indica área de preservação ambiental


DA FOLHA CAMPINAS
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A vice-presidente da divisão química da Shell Brasil, Maria Lúcia Pinheiro, disse ontem que a empresa está "perplexa" com as acusações de omissão feitas ontem pelo promotor de Paulínia Gilberto Porto Camargo.
"Nós fizemos a autodenúncia. Quer mais transparência que isso?", disse Maria Lúcia.
Ela afirmou que todas as informações necessárias foram fornecidas pela Shell e estão incluídas no processo. "Não omitimos nenhuma informação", declarou a vice-presidente à Folha.
Maria Lúcia disse que vai apresentar ao Ministério Público uma relação de todos os produtos manipulados e produzidos pela unidade de Paulínia.
A vice-presidente disse que a detecção de contaminação em outra área é parte do processo intensivo de monitoramento da empresa. Segundo ela, o local não fica próximo às residências dos moradores do Recanto dos Pássaros. "Portanto não há nenhum risco para a saúde deles. A tecnologia de química fina (como é chamada a fabricação de oxidantes) foi vendida pela Shell para todo o mundo", disse Maria Lúcia.
Ela afirmou ainda que não iria se posicionar sobre a assinatura do TAC e sobre a data para a realização dos exames porque não havia sido notificada oficialmente.
A Shell voltou a reafirmar ontem que não usou metais pesados. Segundo a empresa, essa informação era conhecida pela população local e pela Justiça.
De acordo com a empresa, a acusação de que ela teria poluído o rio Atibaia e o complexo industrial de Paulínia pode atrasar a solução dos problemas que surgiram no período que a empresa esteve instalada na cidade.


Texto Anterior: Ambiente: Shell admite nova contaminação de área
Próximo Texto: Ministério diz desconhecer o assunto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.