Campinas, Sexta-feira, 30 de Março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA
Tempero dá o tom no Bouquet Carni

CÁSSIA DE SOUZA
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Os temperos brasileiros já davam um "toque" especial nas receitas que o chef Simon Girard, 29, executava nas cozinhas canadenses, há oito anos, antes de mudar-se para Campinas.
Proprietário do restaurante Bouquet Carni, em Sousas, distrito de Campinas, Girard é quem, além de administrar, comanda a cozinha e desenvolve as receitas da casa.
O Bouquet Carni tem no cardápio carnes, como os filés com acompanhamentos de cogumelos, vinho do porto e aspargos frescos. Mas os frutos do mar são a especialidade.
Uma das exigências do restaurante é trabalhar com produtos frescos.
As ostras, por exemplo, são de um fornecedor de Cananéia, no litoral paulista, e são entregues às sextas-feiras para serem utilizadas nos pratos dos finais de semana. Os peixes também são encomendados e vêm do litoral norte do Estado. "Geralmente são consumidos até o sábado", disse.
As receitas de polvo e salmão defumado trazidas por Girard do Canadá incorporaram o coentro e o óleo de dendê.
O Bouquet Carni fica localizado em uma fazenda em Sousas. Segundo Girard, o dia mais frequentado é o domingo.
A área onde está localizado o restaurante favorece para fazer um passeio: há um brechó e um pesqueiro, ao lado da casa, além de trilhas e de um lago.
No inverno, a casa oferece ambiente com lareira e um prato especial para os dias frios que começa a ser servido durante a temporada: o velouté de ostras, uma sopa creme que tem o fruto do mar como base, acrescida de creme de leite, alho-poró e salsão.
O bobó de camarão, as ostras gratinadas e a sobremesa de crepe integram o menu oficial, mas os pratos como espaguete com frutos do mar, risotos e pirão são feitos na hora, a pedido do cliente.
O "mojibo", bebida cubana de rum e hortelã, e o "maracujá vermelho", com vodca, groselha, cassis e abacaxi, são as opções na casa. No restaurante, é possível encontrar uma vasta opção de vinhos, entre os brancos e tintos. Os preços dos pratos variam de R$ 20 a R$ 42 e servem duas pessoas.

Onde: rua 13 de Maio, 1.650, distrito de Sousas, em Campinas. Tel.: 0/xx/19/ 3258-5119.
Horários: de quarta a sábado, a partir das 19h e de sábado, domingo e feriados, a partir das 12h.



Texto Anterior: Beto Guedes se apresenta em Indaiatuba
Próximo Texto: Teatro: Lume extrai o ridículo em clowns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.