Campinas, Sábado, 31 de Março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Região tem 260 contaminados
Campinas tem agora 114 casos de dengue

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

A DIR 12 (Diretoria Regional de Saúde) confirmou ontem um aumento de 16 casos de dengue em Campinas, sendo 12 deles autóctones (contraídos na própria cidade). Com mais esses casos, a epidemia da doença que atinge a cidade já infectou, comprovadamente, 114 pessoas.
Outro município da região que enfrenta um surto da doença é Sumaré, onde mais nove pessoas foram infectadas nos últimos dois dias. Na cidade, o número de casos já chega a 73, sendo 62 autóctones.
Juntas, Campinas e Sumaré respondem por 72,3 % dos 260 casos confirmados ou suspeitos de dengue em 16 cidades da região, segundo levantamento divulgado ontem pela DIR.
Outros dois municípios da região nos quais o avanço da doença preocupa as autoridades de saúde são Hortolândia, que já tem confirmadas 26 pessoas com dengue, e Santa Bárbara d'Oeste, onde foram registrados 15 casos.
Em Hortolândia, o fator mais preocupante da epidemia é o número de 25 casos autóctones, que tem provocado uma intensificação do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O fenômeno se repete em Indaiatuba, onde todos os cinco casos de dengue confirmados são autóctones.
Ao contrário do ocorrido em Hortolândia e Indaiatuba, em Santa Bárbara o número de casos importados (contraídos em outras cidades) supera os autóctones. Das 15 pessoas com dengue na cidade, três foram contaminadas dentro do município.
Tanto em Santa Bárbara quanto em Campinas, a confirmação de casos de dengue pelas Secretarias da Saúde serão facilitadas pela importação de um kit rápido de testes.
Esses kits permitem confirmar os casos suspeitos de contaminação em cinco minutos.
Em toda a região, a DIR ainda não confirmou as suspeitas de contaminação por dengue levantadas sobre 11 pessoas.


Texto Anterior: Habitação: Moradores do Oziel marcam protesto
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.