Índice geral Carreiras e Empregos
Carreiras e Empregos
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresários fazem 'encontro às cegas'

Eventos inspirados nas reuniões de solteiros em busca de um par ajudam empreendedores a vender serviços

DE SÃO PAULO

Você se senta à luz de velas, mas, em vez de conquistar o coração da pessoa do outro lado da mesa, tenta provar a ela que é o melhor parceiro de negócios.

As rodadas de networking, usadas por empresários que oferecem serviços para potenciais clientes, têm adotado o formato do "speed dating", encontro às cegas em que solteiros em busca da cara-metade têm conversas cronometradas.

A Abradi (Associação Brasileira das Agências Digitais) realizou neste mês a primeira edição de um evento nesse formato, mas reunindo pessoas à procura de oportunidades de negócios. O próximo deve ocorrer em novembro.

No encontro, representantes de 20 empresas que queriam prestar serviços para as dez maiores agências da associação tinham de explicar, em três minutos, por que deveriam ser contratadas. As conversas eram feitas ao som de música romântica.

"Essa venda não deixa de ser um namoro. Você quer ser atraente para conquistar o outro", afirma Jonatas Abbott, presidente da Abradi.

A empresa Social Bureau faz eventos parecidos desde 2010, mas sem vela e sem música. Os encontros acontecem duas vezes por mês e recebem até 36 pessoas, que se revezam em cada mesa para apresentar a oportunidade de negócio em até quatro minutos.

A ideia é formar laços entre pequenos empresários, público-alvo do evento.

Gutemberg Junior, 38, é palhaço profissional e ministra cursos de comunicação para executivos. Ele participou do evento no início deste mês e está perto de fechar parcerias com duas profissionais que conheceu ali.

"Quando estamos querendo namorar também tentamos 'vender' o que temos de melhor", diz. (FM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.