Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cientistas usam hormônio para desenvolver "superformigas"

Procedimento reverteu alteração evolutiva em espécie do bicho

Alex Wild/alexwild.com
Uma formiga "supersoldado" (à direita) se comunica com uma operária de sua espécie
Uma formiga 'supersoldado' (à direita) se comunica com uma operária de sua espécie

THIAGO FERNANDES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um pequeno grupo de formigas pode ser a chave para entender os mecanismos que regulam a organização de colônias de insetos e o desenvolvimento de suas diversas castas, como rainhas, operárias ou babás.

Aliás, "pequeno" não é um bom adjetivo para usar em relação aos bichos. Os supersoldados, formigas com mais que o dobro do tamanho de seus parentes, não existem naturalmente na espécie Pheidole morrisi, mas pesquisadores canadenses conseguiram induzir seu desenvolvimento em laboratório.

Para tanto, eles aplicaram hormônios durante a fase larval dos insetos, o que ativou genes que normalmente permanecem inativos.

Na natureza, essa estimulação das larvas, feita pelas formigas adultas, também acontece, mas resulta apenas na diferenciação entre rainhas e operárias.

No artigo publicado na revista "Science" nesta semana, o coordenador do estudo, Ehab Abouheif, explica que os supersoldados são uma forma ancestral da espécie, que no passado era crucial para a defesa do ninho contra invasões de predadores.

No entanto, a mudança de hábitos do inseto ao longo do tempo tornou essa casta obsoleta, fazendo com que ela deixasse de se desenvolver naturalmente.

"O que estamos mostrando é que o potencial evolutivo continua presente nesses indivíduos e que ele pode ser estimulado por fatores ambientais", afirma ele.

O segredo dos pesquisadores foi adicionar mais uma etapa de estimulação pelos hormônios, provocando a nova diferenciação.

Embora o objetivo do experimento tenha sido entender a diferenciação das formigas, os autores defendem que o modelo pode servir para estudos semelhantes em outras espécies, não só insetos.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros