Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Nasa divulga imagens do lado distante da Lua

Face não visível a partir da Terra tem múltiplas crateras formadas por impacto de asteroides

DE SÃO PAULO

A câmera de uma das sondas gêmeas Ebb e Flow enviou seu primeiro vídeo mostrando o lado distante da Lua.

O par entrou em órbita do satélite há pouco mais de um mês, com o objetivo de obter informações sobre variações de seu campo gravitacional. Isso vai resultar em dados sobre o interior da Lua.

No vídeo divulgado pela Nasa, é possível ver a Lua a partir do polo norte até o sul. Perto do polo sul, é visível a cratera Drygalski, com uma formação parecida com uma estrela no centro, criada há bilhões de anos por um cometa ou pelo impacto de um asteroide.

"O lado distante da Lua é extremamente acidentado. A superfície tem muitas crateras formadas por impacto, que são marcas preservadas de asteroides que atingiram o satélite depois de sua formação", afirmou Maria Zuber, principal pesquisadora da missão.

Lançadas em setembro, as sondas, antes chamadas de Grail-A e Grail-B, têm o tamanho de uma máquina de lavar roupa e foram rebatizadas de Ebb e Flow por estudantes americanos de uma escola em Montana.

A partir das imagens enviadas pelos aparelhos, milhares de estudantes do país poderão selecionar áreas da superfície lunar e pedir fotos.

O programa MoonKam é liderado por Sally Ride, a primeira americana a ir ao espaço. A missão Grail é a primeira da Nasa que carrega instrumentos voltados totalmente à educação.

"Tivemos uma ótima resposta das escolas. Mais de 2.500 instituições se inscreveram para participar até agora", afirmou Ride.

As sondas Ebb e Flow vão corrigir suas trajetórias periodicamente até chegar a uma órbita com altitude de 55 km.

Durante sua missão, a dupla vai dar informações para responder a perguntas sobre a formação da Terra e de outros planetas rochosos do Sistema Solar.

O vídeo de 30 segundos com o lado distante da Lua pode ser visto no site http://go.nasa.gov/zZXAPs.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.