Índice geral Ciência
Ciência
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Saiba mais

Ásia é pródiga em enigmas da evolução humana

DO EDITOR DE “CIÊNCIA E SAÚDE”

Desde meados da década passada, descobertas na Ásia têm tornado a evolução humana bem mais complicada do que os antropólogos ousavam imaginar.

O exemplo mais polêmico são os chamados hobbits da ilha de Flores (Indonésia), ou Homo floresiensis. Diminutos (só 1 m de altura) e, segundo seus descobridores, com características arcaicas que lembram o Homo erectus, eles teriam sumido há apenas 13 mil anos, podendo até ter se encontrado com o H. sapiens.

Há pesquisadores, porém, que consideram os tais hobbits apenas humanos modernos com uma grave doença genética.

Outro mistério envolve os denisovanos, hominídeos conhecidos a partir de um único osso e um único dente que viviam na Sibéria.

Análises genéticas mostraram que o DNA dos denisovanos tem características únicas, distintas das de humanos modernos e neandertais, por exemplo.

Mais intrigante ainda, a comparação com pessoas de hoje revelou que até 6% do DNA de grupos como melanésios, aborígines australianos e caçadores-coletores das Filipinas, entre outros, foi legado pelos denisovanos, por meio de cruzamentos com o H. sapiens.

(RJL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.