Índice geral Ciência
Ciência
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Despedida do Discovery em Washington emociona

Americanos foram para as ruas da capital para ver ônibus espacial 'voar'

Nave pegou carona nas costas de avião para ser levado a museu na Virgínia, onde vai passar 'aposentadoria'

John Raoux/Associated Press
Encarapitado nas costas de um Boeing 747 modificado, o Discovery parte do Centro Espacial Kennedy, na Flórida
Encarapitado nas costas de um Boeing 747 modificado, o Discovery parte do Centro Espacial Kennedy, na Flórida

DA REUTERS

O ônibus espacial Discovery fez ontem a sua última viagem, pegando carona nas costas de um avião rumo ao Museu Nacional Aeroespacial Smithsonian (Estado americano da Virgínia).

Os EUA aposentaram em 2011 a sua frota de ônibus espaciais após eles terem participado da construção da Estação Espacial Internacional, um projeto de US$ 100 bilhões que envolve 15 países.

O Discovery, o principal dos três ônibus espaciais sobreviventes, voltou do espaço pela última vez em março de 2011. Ele foi prometido ao museu do Instituto Smithsonian, repositório oficial de artefatos espaciais do país.

"É triste ver isso acontecendo", disse Nicole Stott, astronauta que participou da última tripulação do Discovery. "Minha esperança agora é que, sempre que alguém olhar para esse veículo, vai se impressionar."

A nave espacial subiu aos céus pela última vez em cima de um Boeing 747 modificado, que taxiou ao alvorecer na pista do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A cauda da nave estava coberta por um cone aerodinâmico, e suas janelas estavam cobertas.

Após dar uma volta sobre Washington, o avião pousou no Aeroporto Internacional Dulles e foi levado para o anexo do museu, que fica no próprio aeroporto. A nave, que entrou em atividade em 1984, substituirá a Enterprise, protótipo que está exposto no museu depois de ser usado em testes na década de 1970.

A Enterprise, por sua vez, será levada neste mês para o Museu Marítimo e Aeroespacial Intrepid, em Nova York.

Os outros ônibus espaciais, Endeavour e Atlantis, serão expostos ainda neste ano no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles, e no Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, respectivamente.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.