Índice geral Ciência
Ciência
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cruzamento gera tomate roxo que não é transgênico

Fruto produzido por equipe da USP tem mais substâncias antitumores

Planta é o resultado de hibridização de três espécies e já pode ser testada no campo por empresas brasileiras

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Um tomate roxo, com mais antioxidantes do que o tomate comum (o que ajuda na prevenção de doenças como o câncer), está mais próximo da mesa do brasileiro.
A variedade foi desenvolvida na USP de Piracicaba após uma sequência de cruzamentos -método tradicional para criar formas novas e úteis de plantas domésticas.
Tomates roxos não existem na natureza. Até hoje, somente cientistas britânicos tinham conseguido produzi-los, com a ajuda de modificações genéticas.
Agora, o pesquisador Lázaro Eustáquio Pereira Peres, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, mostrou que também é possível desenvolver um fruto desses sem que ele seja geneticamente modificado.
"É um tomate comum, mas agrupamos características de três variações em uma só."
Como resultado, o tomate, que é naturalmente rico em licopeno, um antioxidante, ganhou maior concentração de antocianina, outra substância que ajuda a desacelerar o crescimento de células de tumores.
Segundo ele, a variedade tem também o dobro do teor de vitamina C encontrado em um tomate comum.
Para obter o tomate roxo, o pesquisador e seu orientando Gabriel Rehder cruzaram duas espécies de tomate portadoras de mutações que fazem com que o fruto, quando exposto à luz em excesso, produza antocianina.
Já a terceira espécie tem um gene que a sensibiliza à luz. Juntos, os três estimulam a produção do pigmento antioxidante, que leva à cor característica do novo fruto.
"Apesar de as mutações serem comuns na natureza, esse cruzamento específico seria improvável", diz Peres.
A variedade já pode ser plantada em campo por empresas de melhoramento genético e, se houver apelo comercial, chegar à mesa em cerca de três anos.
Para garantir os direitos sobre a criação, a equipe da USP usou um tomate híbrido. As plantas da primeira geração são homogêneas, mas não as da segunda. O produtor teria de comprar a semente original para obter o tomate roxo.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.