São Paulo, sábado, 01 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desastre incentiva medidas de segurança, afirma Petrobras

CIRILO JUNIOR
PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras considera que o acidente com a plataforma da BP no golfo do México servirá para a empresa redobrar a atenção em relação aos procedimentos de segurança nas unidades de produção. O gerente de exploração da estatal, Mário Carminatti, afirmou que as atividades oceânicas tocadas pela Petrobras são "extremamente seguras".
Ele comparou o risco de ocorrer um acidente em plataformas à probabilidade de um avião cair. Lembrou que, assim como as companhias aéreas, o procedimento padrão entre as petrolíferas é apurar ainda mais as checagens que costumam ser feitas. "O incidente é aproveitado para melhorar, para ver se há possíveis problemas. Em todo tipo de incidente, a Petrobras assimila isso ao sistema, como todas as empresas fazem", afirmou Carminatti.
Indagada sobre suas práticas de segurança e planos de contingência em eventuais acidentes, a Petrobras se negou a detalhar essas informações.

Mobilização
O engenheiro naval Carlos Boeckh, diretor da empresa Hidroclean (especializada em minimizar os riscos ligados ao derrame de combustíveis e produtos químicos), prevê que o vazamento no golfo do México vai gerar a maior mobilização da história da indústria do petróleo para conter o estrago.
Ele estima que todo o trabalho de limpeza e recolhimento do óleo da área afetada leve, pelo menos, um ano. Boeckh lembra que participou, em 2004, do combate ao vazamento de metanol do navio Vicunha, no porto de Paranaguá, que levou oito meses. A Hidroclean presta serviços para a Petrobras no Nordeste. Atua na região com seis bases de apoio em terra para conter possíveis vazamentos. Boeckh acrescenta que a Petrobras atua ainda com equipes próprias que ficam no mar para as primeiras ações, em caso de acidentes.


Texto Anterior: Óleo chega à costa e Obama congela novas perfurações
Próximo Texto: Efeito político: Desastre pode pôr lei do clima na geladeira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.