São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂNCER

OMS quer investir em prevenção

Cerca de 30% dos 10 milhões de novos casos de câncer registrados anualmente no mundo poderiam ser evitados e um outro tanto poderia ser tratado com eficácia se a doença fosse detectada precocemente, afirma a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Num relatório preparado para uma conferência mundial que começa hoje em Oslo, Noruega, a OMS pede aos países que desenvolvam campanhas nacionais para combater a doença, que mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano.
A mortalidade anual por câncer deve passar para 10 milhões de pessoas em 2020, dado o maior número de idosos -mais suscetíveis à doença- na população. Mas "milhões de vidas poderiam ser salvas todo ano se os países usassem o conhecimento existente para prevenção e tratamento", afirma o relatório da OMS.
"Não importa quais são os recursos de um país, um programa bem planejado pode melhorar a situação nacional e a vida dos pacientes", disse, a diretora-geral da OMS, Gro Brundtland. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Panorâmica - Reprodução: Idade influi na escolha da iseminação
Próximo Texto: Paleontologia: Cientistas acham floresta de 65 milhões de anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.