São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Pesquisa vem do Butantan

Grupo faz analgésico com veneno de cobra

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, conseguiram isolar do veneno de cascavel uma substância que pode servir de base para a criação de um medicamento analgésico até 600 vezes mais poderoso que a morfina.
A investigação foi conduzida durante os últimos cinco anos, e agora os cientistas estão concluindo a fase pré-clínica dos estudos, feita com animais.
"Os primeiros testes com humanos devem ficar para o ano que vem", diz Otávio Azevedo Mercadante, diretor do instituto. "Até virar um medicamento, há um longo caminho a percorrer. Não é uma pesquisa que resulte imediatamente num comprimido, numa pílula numa prateleira."
Apesar disso, o potencial da descoberta não pode ser negligenciado. "Isso poderá mudar a forma como tratamos dores intensas e crônicas, como aquelas causadas por câncer. A substância deve competir com a morfina e outros opiáceos." Até onde se sabe, a substância não causa a dependência física que ocorre no uso da morfina, pois agiria em receptores (moléculas de ativação de neurônios) diferentes no cérebro. Além disso, parece ter mais eficiência na supressão da dor.
A pesquisa com o veneno da cascavel (nome científico Crotalus durissus) foi realizada no Centro de Toxinologia Aplicada do Butantan, com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Consórcio Farmacêutico, instituição que reúne várias companhias do setor.
Os pesquisadores pretendem publicar seus resultados em revistas científicas o mais rápido possível, segundo Mercadante, mas estão esperando o processamento dos pedidos de patente para que não percam a primazia sobre a descoberta.

Texto Anterior: Alemanha acha 9º exemplar de Archaeopteryx