São Paulo, quarta-feira, 01 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Solo gelado sob risco de derreter foi subestimado

DA REUTERS

A quantidade de carbono aprisionada em solo congelado -o permafrost- em altas latitudes no hemisfério Norte é o dobro da estimada anteriormente, afirma um novo estudo. Uma eventual liberação desse estoque de material orgânico pode ocorrer como consequência do aquecimento global e também contribuir para agravar o efeito estufa.
A pesquisa, publicada na revista científica "Global Biogeochemical Cycle", se baseou em dados próprios obtidos de perfurações no solos de vários países e em dados novos publicados por cientistas russos.
"Projeções indicam que quase todo o permafrost próximo à superfície vai sumir no final deste século, expondo grandes estoques de carbono à decomposição e à liberação de gases do efeito estufa", afirma Pep Canadell, diretor do Projeto Carbono Global, da Austrália, que realizou a pesquisa.


Texto Anterior: Novo fóssil pode ganhar título de elo perdido de primatas
Próximo Texto: Estados dos EUA implantam regra antipoluição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.