São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2008

Texto Anterior | Índice

SAÚDE

Consumo leve de álcool na gravidez não afeta bebê

DA "NEW SCIENTIST"

Um pouquinho de álcool durante a gravidez é OK, afinal, segundo um grande estudo britânico -mas mais provavelmente por causa do nível socioeconômico da mãe do que da bebida em si.
O levantamento, feito com mais de 12 mil crianças, sugere que mulheres que bebem levemente durante a gravidez têm filhos que não tendem a desenvolver mais problemas cognitivos ou de comportamento do que filhos de mães que se abstêm.
Yvonne Kelly e colegas do University College de Londres estudaram padrões de consumo de álcool relatados por mães e verificaram a cognição de seus filhos de três anos. Os resultados foram ajustados para compensar fatores socioeconômicos e os efeitos da estrutura familiar.
O estudo mostra que meninos nascidos de mães que bebiam de leve tinham uma probabilidade 40% menor de apresentar problemas de conduta e 30% menor de serem hiperativos do que os meninos cujas mães eram abstêmias na gravidez. Eles também pontuaram mais em testes de vocabulário.
Filhas de bebedoras leves tinham 30% menos chance de terem problemas de relacionamento com coleguinhas que filhas de abstêmias.
Kelly se apressa em dizer que o álcool não oferece benefício algum: os resultados "vantajosos" provavelmente derivam de fatores sociais no desenvolvimento da criança, mas nem mesmo as análises estatísticas mais sofisticadas puderam remover essa influência dos dados.
"Tentamos de todo jeito quantificar os fatores sociais e ambientais no modelo estatístico, mas os padrões de consumo de álcool são imensamente influenciados por fatores sociais. Bebedoras leves têm muito mais probabilidade de estarem em posições profissionais elevadas, de terem renda maior e maior qualificação se comparadas a abstêmias e bebedoras pesadas", explicou.


Texto Anterior: História: Arqueólogo acha 1º texto hebraico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.