São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CLIMÁTICAS

Reciclagem
A União Europeia se gabou de já ter disponibilizado 7,2 bilhões de euros do chamado "fast-start money", verba prometida pelas nações ricas para apoio emergencial à luta contra a mudança climática nos países pobres até 2012. O dinheiro, porém, não é novo, como determinado em Copenhague: vem de verbas remanejadas. Segundo o negociador europeu Arthur Metzger, não houve consenso sobre a definição de "novo" no bloco.

Sem almoço grátis
Os 14 países que se beneficiarão da verba europeia, entre eles o Brasil, também descobrirão que metade do dinheiro é empréstimo e não doação. Segundo Metzger, porque os programas antiaquecimento global aquecem a economia.

Maktub
Impotentes diante das dificuldades logísticas, os delegados que participam da conferência resolveram se vingar com a infâmia. O Cancún Messe, centro de convenções que concentra a parte extraoficial da reunião e de onde saem os ônibus, já ganhou o apelido de "Cancún mess" (bagunça de Cancún, em inglês).

"Blame Canada"
A rede de ONGs Climate Action Network concedeu anteontem os três primeiros troféus "Fóssil do Dia" para o Canadá. O país ganhou o "prêmio" por ter matado uma lei de mudanças climáticas no Senado e ter reduzido suas metas de CO2.

Venda casada
Pesquisadores da ONG Conservação Internacional acabam de publicar um trabalho mostrando que a redução do desmatamento pode ajudar tanto o clima quanto a biodiversidade, diminuindo em até 80% as extinções de vertebrados no planeta.


Texto Anterior: Com investimento, Brasil pode ter energia 93% renovável
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.