São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Índice

ASTRONOMIA

Nuvem afastada de cometas teria menos massa
O museu mais afastado do Sistema Solar pode estar com várias prateleiras vazias. A chamada nuvem de Oort -uma região distante do Sol onde orbitam restos da formação dos planetas, principalmente cometas- pode ter muito menos massa do que anteriormente calculado.
A hipótese foi levantada por dois pesquisadores dos EUA, um do Southwest Research Institute e outro do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato). Eles fizeram uma tradicional simulação em computador da formação da nuvem, com um elemento adicional: o efeito das colisões entre os objetos da região, antes de serem ejetados para a área exterior do Sistema Solar (veja quadro à esq.).
"As colisões destroem a maioria dos cometas antes que possam ser ejetados", disse à Folha Alan Stern, autor principal da pesquisa.
Modelos anteriores presumiam que os efeitos desses choques seriam desprezíveis, mas os cálculos feitos agora pela dupla de cientistas mostram que a massa da nuvem de Oort pode ser até um décimo do que se pensava.
As simulações são o único recurso para obter informações sobre as características da região. Ela nunca foi observada, em razão da distância da Terra e do tamanho reduzido dos corpos que a compõem. O estudo foi publicado na "Nature" (www.nature.com). (FREE-LANCE PARA A FOLHA)