São Paulo, quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TECNOLOGIA

Associated Press
Busto em fibra retrata o rosto verdadeiro de Tutancâmon


Brasil e Índia podem criar computador
Uma parceria entre o governo brasileiro e o indiano pode viabilizar a montagem de um supercomputador no país, com transferência de tecnologia já dominada pela Índia a cientistas brasileiros.
"Já formalizamos uma proposta aos indianos e estamos esperando um posicionamento do Ministério da Ciência e Tecnologia", afirma Nelson Ramos Ribeiro, 41, do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica).
O computador usaria chips normais, disponíveis no mercado, mas com arquitetura de rede e programas feitos pelo Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada da Índia. A informação foi divulgada anteontem pelo jornal "Valor Econômico".
Segundo Ribeiro, a velocidade de processamento do aparelho ficaria em torno de 256 gigahertz (PCs alcançam a marca de 1 gigahertz).
O custo estimado do projeto é de US$ 2 milhões, de acordo com Ribeiro. "Áreas como genômica e meteorologia se beneficiariam do aparelho", diz.(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Gado da Nova Zelândia recebe genes humanos
Próximo Texto: Egiptologia: Museu britânico reconstitui rosto do faraó Tutancâmon
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.