UOL


São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

POLÍTICA CIENTÍFICA

Amaral quer apoio para troca de dívidas
O ministro Roberto Amaral (Ciência e Tecnologia) disse que vai pedir a todos os ministros de sua área na América do Sul e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa o apoio à proposta de pedir aos credores internacionais perdão de parte do serviço da dívida externa em troca de investimento em pesquisa científica.
Amaral afirmou que pretende incluir essa proposta no documento final que será produzido pelos ministros após reunião no dia de encerramento da terceira reunião da Comest (Comissão Mundial de Ética do Conhecimento Científico e Tecnológico), na próxima quinta-feira.
Ontem, na abertura do evento, no Rio de Janeiro, o diretor-geral-adjunto da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Márcio Barbosa, mostrou-se favorável à proposta. A Unesco é a administradora da Comest.
"A formulação que o ministro Amaral está dando a esse tema caminha em direção à nossa expectativa", disse Barbosa, ressalvando que é preciso consultar todos os países-membros da Unesco para obter o apoio formal da entidade.
(FREE-LANCE PARA A FOLHA)

MEDICINA

Radioterapia mata células de câncer sem atingi-las
Cientistas do Gray Cancer Institute, no Reino Unido, utilizaram com sucesso uma nova forma de radioterapia, que mata células tumorais sem atingi-las. Em testes in vitro, eles usaram rajadas de átomos de hélio eletricamente carregados, com um milésimo de milímetro de diâmetro, para atingir uma só célula do tumor. O impacto fez com que células ao lado se "suicidassem".


Texto Anterior: Bayer obtém patente ampla de transgênicos
Próximo Texto: Ambiente: Reunião sobre efeito estufa começa na Itália com expectativa por adesão russa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.