São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2004

Texto Anterior | Índice

ESPAÇO 3

Governo federal libera R$ 37 mi para o VLS
O governo federal liberou ontem R$ 37 milhões para o programa espacial brasileiro. O dinheiro, correspondente à primeira parcela dos R$ 106 milhões a serem destinados ao VLS (Veículo Lançador de Satélites) até o final do ano, deve ser utilizado na reconstrução da torre de lançamento de Alcântara (MA), destruída em agosto por um acidente que matou 21 pessoas. O orçamento do VLS para 2004 é de R$ 147 milhões. De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a meta do governo é viabilizar um novo lançamento até 2006. (DAS REGIONAIS)

AMBIENTE

Brasil busca obter créditos de carbono
O Brasil se prepara para "exportar" ar limpo para a União Européia. O governo anunciou ontem a aprovação de dois projetos privados que permitirão a emissão de créditos de carbono no exterior.
Os projetos, de duas empresas de lixo, prevêem a retirada da atmosfera, em dez anos, do equivalente a 30 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2), um dos responsáveis pelo efeito estufa. Esse gás a menos vale cerca de US$ 150 milhões em créditos, que poderão ser vendidos para empresas e países da UE.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)

GENÉTICA

Cientistas acham novo tipo de gene no "DNA-lixo"
Segundo estudo da Escola Médica de Harvard (EUA) na revista "Nature", a nova classe de gene produz RNA para "desligar" genes vizinhos. O gene, achado no DNA-lixo de leveduras, é pista para descobrir funções para essa parte do genoma, antes vista como inútil.

Texto Anterior: Espaço 2: Nasa estuda enviar missão robótica para efetuar reparos no telescópio Hubble