UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ESPAÇO

Asteróide tem chance mínima de colisão
Um asteróide gigante está se dirigindo à Terra e pode se chocar com o planeta no dia 21 de março de 2014, afirmam astrônomos americanos.
A chance do acidente acontecer, no entanto, é de 1 em 909 mil. O asteróide, denominado 2003 QQ47, será monitorado de perto pelos próximos dois meses. Os astrônomos afirmam que os riscos de impacto devem diminuir à medida que forem computados mais dados sobre o corpo.
A colisão do 2003 QQ47 (que tem 1,2 km de diâmetro) teria o efeito equivalente a cerca de 20 milhões de bombas atômicas iguais à de Hiroshima. A rocha foi observada pela primeira vez no dia 24 de agosto pelo projeto Linear, em Socorro, EUA.
Asteróides como o 2003 QQ47 são pedaços de rocha que restaram da formação do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos. A maior parte deles é contida pelo cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter.
No entanto, a influência gravitacional de Júpiter pode arrancar os asteróides dessas órbitas seguras e lançá-los em direção à Terra. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Tecnologia: Computação quântica estimula parceria de empresa e laboratório
Próximo Texto: Medicina: Enzima pode predispor para o câncer
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.