São Paulo, quinta-feira, 03 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Pesquisa acha "parente" de esquilo personagem de filme

Jorge Gonzalez/Guillermo Rougier/"Nature"
Ilustração do Cronopio dentiacutus em seu habitat na Patagônia

DO EDITOR DE CIÊNCIA E SAÚDE

Scrat, o esquilo com dentes de sabre da série "A Era do Gelo", existiu mesmo e era argentino. Ou quase.
A sisuda revista "Nature" fez a analogia ao divulgar a descoberta, mas o bicho em questão só parece esquilo. Trata-se, na verdade de um dos mais antigos mamíferos da América do Sul, o Cronopio dentiacutus, de 100 milhões de anos.
Ele conviveu com os dinossauros e está sendo descrito na edição de hoje da revista.
E dá-lhe referências à ficção. Mais refinados, os pesquisadores argentinos que descobriram o bicho homenagearam seu conterrâneo, o escritor Julio Cortázar, já que o ficcionista inventou os cronópios, criaturas mitológicas que aparecem em obras como "Histórias de Cronópios e de Famas", de 1962.
É provável que o mamífero não compartilhasse da obsessão por nozes do personagem do desenho. O focinho afilado e a dentição sugerem que ele comia insetos.
Quase não há registros bem preservados de mamíferos daquela era na América do Sul. Por isso, o bichinho com crânio que chegou até nós abre uma janela para entender a fauna da época.


Texto Anterior: Estudo mapeia extinção na Era do Gelo
Próximo Texto: Homem chegou à Europa 5.000 anos mais cedo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.