São Paulo, terça, 3 de novembro de 1998

Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA

Neurônios se reproduzem, diz estudo

da "Reuters"

Cientistas do Instituto Salk, de La Jolla, na Califórnia (EUA), divulgaram ontem ter descoberto que neurônios de cérebros humanos se reproduzem também em adultos. Acreditava-se que essas células só se reproduziam em crianças.
Fred Gage e colaboradores analisaram pacientes terminais de câncer tratados com uma droga que permite localizar as células que se reproduzem mais rapidamente.
Os cientistas notaram que a substância havia sido incorporada ao DNA (ácido desoxirribonucléico, que contém material genético) de neurônios do hipocampo dos pacientes, uma região do cérebro ligada ao aprendizado e à memória.
Isso indica, segundo o estudo, publicado na revista "Nature Medicine", que os neurônios foram capazes de sintetizar novo DNA e, portanto, de se reproduzir.
A descoberta pode ajudar a desenvolver novos tratamentos para a recuperação de pessoas com lesão cerebral e pacientes com mal de Alzheimer ou de Parkinson.

Próximo Texto | Índice