São Paulo, sexta-feira, 04 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Microrganismos vivem 11 km abaixo da superfície

Britânicos e japoneses acham vida nas profundezas de fossa oceânica

STEVE CONNOR
DO "INDEPENDENT"

Uma rica coleção de microrganismos foi descoberta morando nas mais profundas regiões do oceano, onde a pressão provocada pela água é violentíssima, atingindo mais de uma tonelada por centímetro quadrado. Uma equipe de biólogos marinhos do Japão e do Reino Unido descobriu que as criaturas macias e delicadas predominam entre as formas de vida microbianas que habitam o sedimento nas profundezas de uma fossa no oceano Pacífico.
O local da descoberta, chamado Challenger Deep, é o ponto mais profundo da fossa das Marianas, no Pacífico Sul. A fossa atinge 11 quilômetros abaixo do nível normal do leito do oceano em sua região mais funda e poderia facilmente submergir o monte Everest com uma camada de água de mais de um quilômetro.
Yuko Todo, da Universidade Shizuoka, no Japão, e Andrew Gooday, do Centro de Oceanografia de Southampton, recuperaram os micróbios com a ajuda de um robô submarino chamado Kaiko, que é capaz de operar sob pressões extremamente altas.
"Profundidades extremas tornam muito difícil obter amostras de fossas no fundo do oceano", dizem os cientistas hoje, na revista norte-americana "Science" (www.sciencemag.org).
"Como resultado, quase nada é sabido sobre esses pequenos organismos que vivem nos sedimentos -a chamada meiofauna- nesses ambientes, que estão entre as regiões mais remotas na Terra", dizem.
O robô Kaiko coletou amostras de sedimento que trouxeram de volta 432 tipos diferentes de plâncton microbiano conhecidos como foraminíferos. Todos menos quatro desses micróbios eram espécimes delicados.
A fossa das Marianas se formou de 6 milhões a 9 milhões de anos atrás, como resultado da dinâmica das placas tectônicas.


Texto Anterior: Resultado contra câncer sai em julho
Próximo Texto: Panorâmica - Clima: Armazém de gás carbônico pode conter aquecimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.