São Paulo, sexta-feira, 04 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Sonda franco-brasileira acha planeta fora do Sistema Solar

DA REPORTAGEM LOCAL

O telescópio orbital francês Corot, que opera com participação do Brasil e de outros países, detectou seu primeiro planeta fora do Sistema Solar. A sonda, que entrou em órbita em dezembro passado, tem como objetivo principal achar astros pequenos e rochosos, semelhantes à Terra.
O novo planeta, porém, é um gigante gasoso e quente, com 30% mais massa que Júpiter. A detecção, na prática, serviu como um teste de precisão para os instrumentos da sonda. "Mas o que todos aguardam com ansiedade é uma "nova Terra'", diz Eduardo Janot, chefe da divisão brasileira da Corot.
Os dados que permitiram a descoberta foram enviados pela Corot há 15 dias para uma estação receptora no Maranhão e analisados por uma equipe francesa, que divulgou o achado ontem.
No mês passado, o Observatório Europeu do Sul encontrou um exoplaneta 50% maior do que a Terra, o mais parecido com o nosso descoberto até hoje. Segundo Janot, a Corot pode encontrar outro como esse "a qualquer momento". (RAFAEL GARCIA)