São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2005

Texto Anterior | Índice

ASTRONOMIA

Multidões se juntam para assistir a eclipse solar em parte do hemisfério Norte
Do norte de Portugal até o coração da África, milhares de pessoas se juntaram ontem em praças, colinas e terraços de prédio para assistir a um tipo espetacular de eclipse do Sol.
Em Nairóbi, as pessoas rezaram quando a Lua encobriu o Sol como um disco negro, deixando um halo brilhante, e em Madri as pessoas celebraram o primeiro eclipse anular em mais de dois séculos.
Eclipses anulares são visíveis de uma faixa muito estreita da Terra. Eles acontecem quando a Lua está num ponto distante de sua órbita (que não é perfeitamente circular) e passa entre a Terra e o Sol, não conseguindo encobrir totalmente o Sol ao se colocar entre a Terra e a estrela.
O eclipse de ontem durou três horas e meia, começando às 5h40 (hora de Brasília) sobre o Atlântico Norte e terminando às 9h20 sobre o oceano Índico.
Os espanhóis só verão outro desse tipo em 2028.
(DA ASSOCIATED PRESS)


Texto Anterior: Panorâmica - Astronáutica: Americano quer fazer competição de corrida de aviões-foguetes em 2007
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.