UOL


São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Europa faz preparativos finais para primeira missão à Lua, que partirá em julho
A ESA (Agência Espacial Européia) marcou para o meio do mês de julho o lançamento de sua primeira missão à Lua, a sonda Smart-1. Os preparativos finais para o lançamento já estão sendo feitos num centro de pesquisas da agência na Holanda.
O lançamento já deveria ter acontecido, mas foi adiado por causa de uma falha num foguete em dezembro passado. Em sua viagem de 15 meses para a Lua, a sonda testará novas tecnologias espaciais, que deverão impulsionar outras missões da ESA no Sistema Solar, informa a rede britânica BBC.
Uma dessas novidades tecnológicas, a propulsão iônica, também foi testada pela sonda Deep Space-1, da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos).
Entre as missões da Smart-1 está um mapeamento intensivo das regiões lunares, incluindo um levantamento por raios X. É o tipo de medição ideal para elucidar alguns dos mistérios que cercam a origem da Lua, dizem os responsáveis pela sonda.
"Faz tempo que a Lua está exigindo esse tipo de medição", diz Manuel Grande, do Laboratório Rutherford Appleton de Ciência Espacial, no Reino Unido.
Uma das idéias sobre a origem do satélite é que um objeto do tamanho de Marte atingiu a Terra há bilhões de anos, gerando fragmentos que depois se juntaram para formar a Lua.
A radiografia ajudará a determinar a composição química do satélite e a compará-la com a da Terra, contribuindo para esclarecer se parte da Lua realmente tem origem terráquea, afirmam os cientistas europeus.
(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Panorâmica - Antropologia: DNA indica leste da África como ponto de origem
Próximo Texto: Tecnologia: Teia de aranha ajuda a criar fibra óptica
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.