São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Cargueiro encalhado ameaça a Grande Barreira de Corais

Desde sábado, vazamento de petróleo põe maior recife de corais do mundo, na Austrália, em risco

Reuters
Navio chinês Shen Neng 1, que entrou em uma área proibida

DA REPORTAGEM LOCAL

Carregado de carvão, o navio chinês Shen Neng 1 foi encalhar exatamente em cima da Grande Barreira de Corais da Austrália, maior recife de corais que existe. Sem conseguir sair de um banco de areia, o cargueiro está poluindo as águas ao seu redor com petróleo e oferecendo risco à enorme biodiversidade marinha do local.
O governo do Estado australiano de Queensland anunciou ontem que a embarcação está parada a nordeste da Austrália desde sábado.
Não se trata de um barquinho: o navio tem cerca de 230 metros de comprimento. Ele se afastou 15 quilômetros da área permitida a embarcações comerciais e entrou com velocidade máxima nas águas protegidas de Douglas Shoals, uma região muito procurada para a pesca recreativa.
Segundo o Serviço de Segurança Marítima de Queensland, quando o navio foi parado pela areia ficou completamente danificado. Manchas de petróleo podem ser vistas ao seu redor, mas não é possível dizer com precisão quanto vazou.
Os 23 membros da tripulação ainda estão no Shen Neng 1, tentando desencalhar o navio. Há perigo de que o casco se parta. Na região, repleta de ilhas, vivem 1.500 espécies de peixes, 5.000 de moluscos, 215 de aves, milhares de plantas e de cavalos-marinhos a tubarões, golfinhos e tartarugas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.