São Paulo, domingo, 5 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lund foi o pioneiro em Lagoa Santa

especial para a Folha

Em 1840 foram achados os primeiros restos fósseis de homens primitivos no país, na Gruta do Sumidouro, em Lagoa Santa (MG). Havia fósseis de cerca de 30 pessoas, também crânios, e de animais extintos, como megatérios.
A maioria desses fósseis foi enviada para a Dinamarca pelo pesquisador dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880), o "pai da paleontologia brasileira". Paleontologia é a disciplina científica que estuda animais e vegetais fósseis.
As pesquisas de Lund e seus sucessores europeus sobre a "raça da Lagoa Santa" no final do século 19 ajudaram a dar suporte à florescente teoria da evolução biológica proposta pelo britânico Charles Robert Darwin (1809-1882).
O importante livro de Darwin sobre a evolução humana fora publicado em 1871, "A Descendência do Homem", após o clássico livro inicial e fundamental da teoria, "A Origem das Espécies", de 1859.
Lund era adepto da Teoria dos Cataclismos do francês Cuvier. Ele acreditava que o dilúvio explicaria o fim desses animais extintos. Mas o barão de Cuvier (Georges Léopold Chrétien Frédéric Dagobert, 1769-1832) acreditava que os animais se extinguiam pela incapacidade de se adaptarem -o que Darwin assinaria em baixo-, mas também achava que as espécies eram imutáveis -,exatamente o oposto da teoria darwiniana.
A lista de ossos fósseis em Lagoa Santa, segundo Murilo Rodolfo de Lima, paleontólogo da USP, inclui: "Esquilos, ratos, pacas, ouriços-caixeiros, macacos, quatis, megatérios (preguiças terrícolas), gliptodontes, toxodontes, cavalos, ursos, elefantes, lhamas, tatus, tamanduás, antas, timbus, cães, tigres, porcos-do-mato, onças e homens".
A explicação de que esses ossos foram levados pelas águas é a mais razoável. Mas nada impede que vários desses animais tenham feito parte do cardápio dos primitivos brasileiros. (RBN)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.