São Paulo, domingo, 5 de abril de 1998

Texto Anterior | Índice

Anos Luz

MICROTECNOLOGIA
Pesquisadores dos Laboratórios Nacionais Sandia, no Novo México (EUA), construíram uma microtransmissão, um sistema de engrenagens com espessura menor que a de um fio de cabelo, que pode multiplicar em até 3 milhões de vezes a potência de um micromotor. Teoricamente, essa microtransmissão poderia ser usada para deslocar um objeto de cerca de 450 g, segundo a revista "Popular Science".

TELEFONIA
2016
é o ano para o qual cientistas prevêem que surjam os telefones holográficos. Esses equipamentos deverão projetar a imagem em tamanho real da pessoa que faz uma chamada diante daquela que recebe, segundo a "Time".

ROBÓTICA
Engenheiros da empresa Red Zone Incorporation, de Pittsburgh, nos EUA, estão desenvolvendo um protótipo de robô com equipamentos eletrônicos resistentes à radiação para ser usado na limpeza da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. A construção do robô, chamado Pioneer, tem patrocínio da Nasa (agência espacial dos EUA) e do Departamento de Energia dos EUA, segundo a "Business Week".

Texto Anterior | Índice