São Paulo, segunda-feira, 05 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

OBESIDADE

Número de células de gordura é fixo

DA FRANCE PRESSE

O número de adipócitos (células que armazenam gordura) é definido durante a infância e permanece constante durante o resto da vida, com uma renovação celular de 10% ao ano, mostra estudo publicado na versão eletrônica da revista "Nature".
O trabalho dirigido por Kirsty Spalding, do Instituto Karolinska de Estocolmo (Suécia), estabeleceu que os principais fatores para a obesidade são os números de adipócitos e as suas quantidades.
"O número total de células de gordura no corpo é estável. A produção de novas depende do desaparição de outras", disse Peter Arner, outro participante da pesquisa.
Como apenas 10% das crianças com peso normal viram obesas, segundo as estatísticas, parte da explicação disso pode vir dos resultados de agora.
Outra implicação do trabalho é ajudar a explicar o efeito sanfona. Pessoas que perdem muito peso na idade adulta só reduzem a massa de células, que voltam a ser repostas rapidamente depois pelo corpo.


Texto Anterior: Aquecimento: Novo pacto climático é viável, diz ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.