São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROBÓTICA

Invenção renascentista é precursora dos carros

Cientistas decifram funcionamento do automóvel de Leonardo da Vinci

23.abr.2004 - Alessia Pierdomenico/Reuters
Visitante observa modelo do carro de Da Vinci no Museu de História e Ciência, em Florença (Itália)


PETER POPHAM
DO "INDEPENDENT"

Mais de 500 anos depois, cientistas dos EUA e da Itália finalmente conseguiram interpretar o projeto do automóvel de Leonardo da Vinci e construí-lo. A invenção é considerada um precursor do automóvel moderno -é construída inteiramente em madeira e controlada por um computador rudimentar, após a "programação" de suas molas.
Como resultado do estudo, um modelo em tamanho natural do carro foi exibido na semana passada em uma mostra no Museu Leonardiano, na vila de Vinci (Itália), onde Leonardo nasceu.
O veículo, descrito em um dos cadernos de Da Vinci, tem três rodas, duas na frente e uma atrás. A força motriz é familiar de qualquer criança: para dar corda nas molas que o movem para a frente, empurra-se o veículo para trás.
O segredo do carro, que tem autonomia de 36 metros, foi desvendado pela equipe de Carlo Pedretti, do Centro de Estudos Leonardianos Armand Hammer, em Los Angeles: há no veículo um segundo feixe de molas que, na verdade, são um sistema rudimentar de direção pré-programável.
"Essa carruagem pode ser considerada, além de um precursor dos automóveis, o primeiro computador construído na civilização ocidental", diz Mark Rosheim, especialista americano em robótica.
O "automóvel" não tem assentos. Ao que parece, ele foi concebido para performances teatrais nas cortes renascentistas -já que andava, virava esquinas e parava sem interferência humana. Assim, ele está mais próximo dos pequenos robôs das fábricas de hoje que de um carro de passageiros.


Texto Anterior: Biologia: Bactérias também respeitam ciclos diários, diz estudo
Próximo Texto: Panorâmica - Saturno1: Anéis de planeta podem estar sumindo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.