UOL


São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

BIOTECNOLOGIA

Vaticano promove debate para definir se vai dar apoio aos transgênicos
O Vaticano está solicitando informações de especialistas sobre alimentos geneticamente modificados para decidir se usá-los pode ou não ajudar a reduzir a fome mundial, disse anteontem um representante da Santa Sé.
O Vaticano deve fazer um pronunciamento sobre sua posição a partir de setembro, informou o jornal italiano "La Stampa". O cardeal Renato Martino disse ao diário que o papa João Paulo 2º estava interessado em aprender mais sobre alimentos transgênicos e que uma discussão aberta sobre seus méritos e riscos precisa ser conduzida.
"Alimentos transgênicos podem ser usados para alimentar a África e combater o flagelo global [da fome]", disse Martino. O cardeal afirmou ter consumido muitos alimentos de origem biotecnológica durante os 16 anos que viveu em Nova York, como embaixador do Vaticano nas Nações Unidas, e não ter sofrido efeitos maléficos. "A controvérsia é mais política do que científica."
Um possível endosso do Vaticano a alimentos geneticamente modificados deve causar alvoroço na Europa, que passou por uma moratória branca de transgênicos, e em países africanos como a Zâmbia, que rejeitou ajuda humanitária de alimentos modificados. Se vier, a iniciativa deve receber apoio dos Estados Unidos, principais produtores e consumidores de transgênicos.
(DA ASSOCIATED PRESS)


Texto Anterior: Panorâmica - Tecnologia: Luva eletrônica converte sinais dos surdos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.