São Paulo, sexta, 6 de março de 1998

Próximo Texto | Índice

CIÊNCIA
Presença de água poderá estimular futuros programas de colonização do satélite natural da Terra
Sonda espacial encontra gelo na Lua

das agências internacionais

Cientistas da Nasa (agência espacial dos EUA) anunciaram ontem que dados enviados pela sonda espacial Lunar Prospector (Explorador Lunar, em inglês) mostram fortes indícios da existência de gelo abaixo da superfície da Lua nas regiões polares.
"Um dos equipamentos da sonda, o espectrômetro de nêutrons, capaz de detectar átomos de hidrogênio, haveria enviado dados característicos da existência de gelo", disse Alan Binder, do Instituto de Pesquisa Lunar, na Califórnia, diretor da missão.
A presença de água na forma de gelo abriria a possibilidade de colonização da Lua no futuro. A partir da água, os astronautas poderiam obter oxigênio e hidrogênio para ser usado como combustível em foguetes.
Segundo os pesquisadores da Nasa, as análises preliminares apontam que possam existir entre 11 milhões e 330 milhões de toneladas de água na forma de gelo localizadas a cerca de 0,5 m abaixo da superfície lunar. O equipamento da sonda é capaz de detectar a presença de átomos de hidrogênio a essa profundidade.
Segundo os cientistas, todo esse gelo estaria distribuído de maneira desigual entre os pólos lunares.
"A sonda encontrou cerca de duas vezes mais gelo no pólo norte do que no sul", disse William Feldman, do Laboratório Nacional de Los Alamos, um dos pesquisadores da missão.
Uma das hipóteses que explicam a existência desse gelo, formulada por James Arnold, da Universidade da Califórnia, em San Diego (Costa Oeste dos EUA), afirma que ele seria proveniente de meteoros que caíram na Lua.
Arnold estima que a maior parte desse gelo esteja nos pólos à profundidade de 2 m.

Mapeamento lunar
A Lunar Prospector, lançada em 7 de janeiro deste ano, é a primeira missão de exploração lunar da Nasa desde o final do programa Apollo, em 1972.
O principal objetivo da missão, que faz parte do programa Discovery (Descoberta), é verificar a existência de água na forma de gelo em solo lunar.
Nessa primeira etapa, a sonda vem descrevendo órbitas circulares a cerca de 100 km de altitude, passando pelos dois pólos lunares.
Nesse período, a sonda também deverá fazer um mapeamento detalhado de toda a superfície lunar, além de estudos sobre os campos magnético e gravitacional do satélite da Terra.
Em 1994, o satélite Clementine, do Departamento de Defesa dos EUA, havia detectado reflexos em crateras do pólo sul lunar que sugeriam a existência de água na forma de gelo.

Próximo Texto | Índice