São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2004

Texto Anterior | Índice

FÍSICA

Parte dos átomos do elemento passou a fluir sem fricção

Comprimido e congelado, hélio sólido age como um superfluido

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os estados da matéria são o sólido, o líquido e o gasoso. Mas um novo estudo mostrou que às vezes um sólido se comporta de jeito estranho, como um "superfluido".
O elemento químico hélio em estado líquido é chamado de "superfluido", pois perde totalmente a viscosidade em temperaturas próximas do zero absoluto. Isso faz com que seus átomos fluam sem fricção nenhuma.
Moses H. W. Chan e Eunseong Kim na Universidade Estadual da Pensilvânia, EUA, mostraram que uma pequena parte de uma amostra de hélio sólido se comporta como um superfluido. O estudo saiu na revista "Science".
Para Chan, o hélio vira superfluido quando a temperatura é tão baixa que seu comportamento é regido pela teoria quântica.
Os experimentos foram feitos com hélio confinado em um canal em forma de anel submetido a movimentação. "Imagine que você ponha uma moeda no eixo do prato de um velho toca-discos e o ligue em rotação lenta. Você esperaria que a moeda girasse junto com o prato. Mas ela não o faz, se for feita de hélio sólido". Foi assim que Tony Leggett, Nobel de Física de 2003, descreveu o experimento
Teria a descoberta alguma utilização prática? "No caso desse experimento, é difícil prever uma; o hélio é o elemento mais inútil conhecido pelo homem, o fenômeno ocorre apenas em temperaturas muito baixas, e a fração superfluida é só uma pequena parte do total", afirmou Leggett à Folha. "Mas nunca se sabe."


Texto Anterior: Evoluçao: Pacotes de RNA competem entre si
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.