São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

CARNAVAL

Enredo teve consultoria da Casa da Ciência da UFRJ, que deu aval para "sonhos" como o das viagens no tempo

Unidos da Tijuca leva ciência para avenida

ANTÔNIO GOIS
DA SUCURSAL DO RIO

Com o mesmo rigor com que fazem seus estudos acadêmicos, os pesquisadores da Casa da Ciência se dedicaram nos últimos seis meses a um projeto que consideram de interesse para a ciência brasileira: a elaboração do enredo da escola de samba carioca Unidos da Tijuca, que decidiu contar no Sambódromo um pouco do processo de produção científica.
A agremiação desfilará neste ano no Grupo Especial -o mais importante do Carnaval do Rio- com o enredo "O Sonho da Criação, a Criação do Sonho - A Arte da Ciência no Tempo do Impossível". Desde a escolha do tema, a idéia de levar ciência ao Carnaval carioca foi uma parceria entre o carnavalesco da escola, Paulo Barros, e os pesquisadores da Casa da Ciência, Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
"A idéia surgiu no ano passado, quando participei de um evento na Casa da Ciência sobre a arte de [Cândido] Portinari [1903-1962] nos ateliês do samba. Numa conversa com os pesquisadores sobre o papel da ciência, surgiu a idéia de fazer um carnaval sobre o tema", contou Barros.

Enredo
O enredo aborda os sonhos do homem que resultaram em descobertas científicas e os que ainda parecem impossíveis. A gerente de projetos da Casa da Ciência, Isabel Azevedo, diz que a preocupação dos pesquisadores foi conciliar o rigor científico na pesquisa das imagens utilizadas com o tema da imaginação e do sonho.
"Passamos os últimos seis meses fazendo um trabalho de pesquisa rigoroso. Consultamos vários pesquisadores e tivemos o cuidado de discutir com o carnavalesco cada ponto do enredo, para não haver erro", disse Azevedo.
Mesmo imagens que hoje não passam de ficção, como uma viagem no tempo, só entraram no enredo depois que os pesquisadores descobriram alguma base científica. "A idéia da máquina do tempo, explorada por tantos filmes, acaba tendo um referencial no presente. As teorias de Einstein sobre tempo e espaço dão margem ao sonho de que, no futuro, esse poderia ser um invento viável", disse ela.
Segundo o carnavalesco, a escola mostrará que muitos dos inventos científicos da atualidade já foram considerados apenas um sonho. "Leonardo da Vinci [1452-1519], por exemplo, praticamente criou um projeto de helicóptero que só se tornou realidade no século passado. Júlio Verne [1828-1905], em seus livros, imaginou viagens no fundo do mar feitas por submarino. Hoje, esses sonhos viraram realidade."
O carnavalesco e a pesquisadora dizem não temer que a apresentação da escola seja prejudicada pelo tema, mesmo que assuntos relacionados à ciência costumem ser de difícil compreensão para a maioria do público.
"Tudo no Carnaval depende da cara que você dá. A gente pegou ícones de fácil reconhecimento e leitura para o grande público, e o enredo ficou claro", explicou Barros. Ele disse que o enredo tratará ainda de temas como energia, DNA, clonagem e transgênicos.
"Não nos sentimos intimidados com o desafio, porque o objetivo da Casa da Ciência sempre foi o de popularizar a ciência e falar dela de uma maneira que não seja tão árdua e difícil", afirmou o carnavalesco Azevedo.

Próximo Texto: Marte: Sonda tira maior foto já feita de outro planeta