São Paulo, quinta-feira, 07 de abril de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Células-tronco se transformam em "olho" embrionário no Japão

Especialização espontânea ajudará a estudar doenças da visão

DE SÃO PAULO

Células-tronco de camundongos, cultivadas em laboratório por pesquisadores japoneses, iniciaram espontaneamente a formação de um dos órgãos mais complexos dos mamíferos: o olho.
O surpreendente processo foi relatado em artigo na revista científica "Nature" por Yoshiki Sasai e seus colegas do Centro Riken de Biologia do Desenvolvimento.
As células-tronco embrionárias, utilizadas no experimento, são conhecidas por sua grande versatilidade. Oriundas de embriões com poucos dias de vida, são capazes de assumir a função de praticamente qualquer tecido do organismo.
Quanto cultivadas em laboratório, essas células-tronco podem se diferenciar (ou seja, especializar-se), produzindo vários tecidos, dependendo dos nutrientes e moléculas sinalizadoras que recebem no tubo de ensaio.

3D
Graças a isso, células do aparelho ocular, como neurônios da retina, já tinham sido produzidas a partir de células-tronco. A novidade do trabalho japonês, no entanto, foi cultivar as células de maneira a formar uma estrutura tridimensional, semelhante aos inícios de um olho nos embriões.
Ao longo do tempo, a equipe de Sasai conseguiu produzir estruturas em forma de taça, com camada dupla, extremamente parecidas com olhos embrionários.
Elas também se dividiram e se diferenciaram mais, formando vários tipos especializados de células da retina, como os fotorreceptores (detectores de luz) do órgão.
Tudo isso é crucial para recriar a estrutura ocular em laboratório. Os cientistas esperam que o resultado ajude a entender as doenças que afetam a retina e levem à criação em laboratório de componentes do olho para transplante no futuro distante.

Texto Anterior: Rios de laboratório