São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2004

Texto Anterior | Índice

MEDICINA

Grupo dos EUA gera 5 bebês selecionados para doar células-tronco para irmãos
Cinco bebês foram produzidos nos EUA por fertilização in vitro com a finalidade de doar células-tronco, no futuro, para irmãos com doenças do sangue. Além da quantidade, o grupo inovou no método de seleção, que não verificou a presença de genes defeituosos, mas só a compatibilidade dos tecidos da criança gerada com os do futuro receptor -como se faz hoje em transplantes de órgãos, para diminuir o risco de rejeição.
A equipe do Instituto de Genética Reprodutiva, de Chicago, publicou artigo na revista da Associação Médica Americana (jama.ama-assn.org) sobre resultados obtidos em 2002 e 2003. Para atender nove casais, foram produzidos 199 embriões, dos quais 45 foram selecionados com base num marcador de compatibilidade conhecido como HLA. Desses, 28 foram implantados em úteros, com o nascimento de cinco crianças.
Os receptores sofrem de doenças da medula óssea (onde são produzidas as células do sangue), como leucemias linfóide aguda e mielóide aguda, ou como anemia de Diamond-Blackfan, tratáveis com transplantes de células-tronco. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Ambiente: Plástico polui oceanos, diz estudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.