UOL

São Paulo, quinta-feira, 07 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Grupo faz vacina contra o Ebola para macacos
Pesquisadores do governo americano anunciaram ontem que desenvolveram uma vacina capaz de proteger macacos contra o vírus Ebola com uma única dose, oferecendo um novo modo para interromper um ataque da doença que mata de 50% a 90% dos infectados por fortes hemorragias internas. A vacina foi desenvolvida usando um novo método, que deve funcionar contra vários outros vírus, segundo os cientistas. E a nova tecnologia pode até oferecer um meio rápido de desenvolver uma vacina instantânea contra outras infecções, como a pneumonia atípica conhecida como Sars, ou até contra armas biológicas. O método usa um adenovírus (causador da gripe comum) modificado com um pedaço de DNA do vírus Ebola como forma de imunizar os macacos. Os resultados, obtidos pelo grupo de Gary Nabel, do Instituto de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, saem hoje na revista "Nature". (DA REUTERS)

Texto Anterior: Ambiente: Islândia decide retomar caça científica de baleias
Próximo Texto: Medicina: Gel pode tomar lugar de óculos para idosos