São Paulo, sábado, 07 de agosto de 2004

Texto Anterior | Índice

Sem-terra atuam na devastação

DA AGÊNCIA FOLHA, EM EXTREMA (RO)

O ciclo de devastação ao sul de Lábrea (AM) não se restringe à exploração pelos madeireiros. Foi também identificada a ação de pecuaristas que promovem derrubadas e queimadas para criar pastagens e de grileiros de terras. Sem-terra vindos de várias partes dos Brasil buscam áreas para invasão e montagem de acampamentos, mesmo sob a ameaça de fazendeiros que se declaram donos das propriedades.
A reportagem colheu relatos de invasores que fizeram uso do ramal Mendes Júnior. "Se na Amazônia não tiver terra para a gente que é trabalhador, a conta está errada", disse o peruano naturalizado brasileiro Bartholomeu Soares Freire, 44. O agricultor Waldimar de Souza Lima, 50, disse que chegou à área andando.
Hoje, ele e as mais de 350 famílias que vivem nas imediações do Mendes Júnior são ameaçados por um fazendeiro, que reclama a posse da terra na Justiça. (KB)


Texto Anterior: Operação flagra desmatamento ilegal no AM
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.