São Paulo, terça-feira, 07 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

ANTÁRTIDA

Biólogos instalam aparelhos de GPS em elefante-marinho

DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de biólogos que estava tendo dificuldade para monitorar elefantes-marinhos na costa leste da Antártida partiu para uma estratégia tecnológica. Os pesquisadores criaram um equipamento que, preso à cabeça dos animais, permite que todos os ambientes marinhos visitados por eles sejam monitorados em tempo real.
O dispositivo tem localizador GPS e transmite dados sobre salinidade, temperatura e profundidade das águas visitada por esses focídeos.
Com a informação ambiental, os cientistas esperam conseguir identificar as mudanças na fisiologia, no comportamento e nas populações dos elefantes-marinhos da costa leste do continente antártico.
Por causa da boa qualidade dos primeiros dados já obtidos -o equipamento envia as informações para o satélite quando os animais sobem a superfície para respirar- é possível que outras espécies marinhas de predadores ganhem esse mesmo adorno.
Um estudo sobre o equipamento sai hoje na "PNAS".


Texto Anterior: Genética revela migração de índios no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.