São Paulo, sábado, 08 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Engenheiro da USP Glaucius Oliva vai comandar o CNPq

Glauco Arbix, da USP, e Carlos Nobre, do Inpe, também estarão na pasta de Ciência

SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO

O MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia) divulgou ontem os nomes das suas principais secretarias e instiuições vinculadas.
Quem assume o Cnpq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é o engenheiro eletrônico Glaucius Oliva- docente mais votado na última eleição para reitoria da USP, mas que acabou não sendo escolhido pelo então Governador José Serra.
O novo presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) será o sociólogo da USP Glauco Arbix.
Ele ficará com a missão de transformar a instituição em uma espécie de "banco" financiador de inovação, conforme foi anunciado pelo ministro Aloizio Mercadante.
O climatologista Carlos Nobre, um dos principais especialista da atualidade em aquecimento global, deve assumir a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT.
A sua indicação pode sinalizar uma vertente ambiental da nova gestão do MCT- o que já tinha sido percebido com o lançamento recente do "Livro Azul" de ciência e tecnologia pela pasta.
A publicação trouxe um conjunto de propostas para o desenvolvimento sustentável e para a preservação ambiental que devem compor o novo "PAC da ciência".
Outro nome anunciado é do matemático Marco Antonio Raupp, atual presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). Sob seu comando estará a presidência da AEB (Agência Espacial Brasileira).
Virgílio de Almeida, do Centro de Computação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), também está na lista do Mercadante.
Ele assumirá a missão de integrar as redes informatizadas do governo e dos centros de inovação tecnológica- como os INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) e as universidades.
Já a Secretaria para Inclusão Social ficará com Marco Antonio de Oliveira, que já presidiu o INSS .
O Secretário Executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias, permanecerá no cargo que ocupa desde 2007. Ronaldo Mota também deve continuar nessa gestão.
Procurados pela Folha, os escolhidos de Mercadante não quiseram dar entrevista. Raupp e Nobre anunciaram que só falarão com a imprensa depois que sua nomeação oficial for publicada, o que deve acontecer em dez dias.


Texto Anterior: Janela indiscreta
Próximo Texto: Memória: Morre cientista que foi presidente do CNPq nos anos 1980
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.