São Paulo, quinta-feira, 08 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Fuligem no ar pode agravar efeito estufa
O segundo maior vilão do aquecimento global pode estar passando impune pelos olhos dos cientistas. Estudo na revista "Nature" de hoje diz que a fuligem, cujos efeitos sobre o clima são normalmente desprezados, é o principal causador do efeito estufa depois do dióxido de carbono (CO2).
O estudo foi coordenado por Mark Jacobson, da Universidade Stanford (EUA). Para ele, a fuligem produzida pela queima de combustíveis fósseis e de biomassa absorve mais calor que o gás metano, até então segundo da lista.
"Eu estimo, muito por baixo, que ela cause de 15% a 30% do aquecimento global", afirmou. A fuligem faz parte do grupo dos aerossóis, partículas que eram tidas como resfriadoras da atmosfera, porque refletiriam a luz solar.
Para o especialista brasileiro Luiz Gylvan Meira Filho, os aerossóis da queima de biomassa (como em queimadas) não podem ser comparados com os de combustíveis fósseis. Além disso, essas partículas ficam muito menos tempo na atmosfera que o CO2. (DA REPORTA GEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Cosmologia: Astrônoma brasileira ajuda a fixar idade do cosmo em 13,5 bilhões de anos
Próximo Texto: Bioética: Austrália debate privacidade genética
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.