São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

Dinossauros gigantes tinham um primo anão na Europa diz grupo

Divulgação/"Nature"
Reconstituição de uma família do dinossauro herbívoro miniatura, o Europasaurus holgeri


"Europasaurus" encolheu por habitar ilha onde hoje é o norte da Alemanha

DA REDAÇÃO

Os maiores animais que já habitaram a Terra também tiveram a sua versão "hobbit". Cientistas da Alemanha e de Portugal identificaram um primo de 6 metros de comprimento por 2 de altura do braquiossauro, um dinossauro herbívoro gigante de 23 metros de comprimento e 12 de altura, que pesava até 80 toneladas.
A descoberta foi feita pela equipe de Martin Sander, da Universidade de Bonn, e divulgada pela Folha em janeiro de 2005. Hoje o animal ganhou uma descrição oficial, na revista científica "Nature", e um nome: Europasaurus holgeri.
Sander e seus colegas, entre eles o português Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã, descobriram fósseis de 15 indivíduos da mesma espécie em Oker, no norte da Alemanha. Uma análise de microscópio dos tecidos fossilizados indicou que a amostra continha animais de várias idades, de juvenis de 1 m de comprimento a adultos de no máximo 6 m.
Sander especula que o encolhimento da linhagem tenha ocorrido devido ao chamado "efeito de ilha", no qual a limitação de comida num território pequeno -a região era uma ilha no Jurássico, quando a espécie viveu- causa uma redução progressiva no tamanho.


Texto Anterior: Medicina: Proteína da gardênia pode virar droga contra diabetes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.